sábado, 7 de fevereiro de 2015

LIVRETANDO - O SACI (por Laiz B. Carvalho; ilustrações de Cris Eich)

CARVALHO, Laiz B. O saci. Ilustrações [de] Cris Eich. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015 (Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças; v.1).

Eu assistia à televisão quando vi o anúncio da Folha de São Paulo em que fariam essa coleção e pensei, ótima oportunidade para ter  a coleção de alta qualidade.

Quando vi a propaganda eu curti a ideia de (re)narrarem histórias com as histórias de folclore brasileiro.


Foto: Evandro Jair Duarte

As capas são lindas. As ilustrações de muito bom gosto. São histórias recontadas.

Sem falar que todos os livros juntos formam uma imagem com a ilustração feita na lombada de cada livro. 

Lembram da coleção da Disney, com o Pato Donald, Huguinho, Zezinho, Luizinho e demais personagem? Acho que eram almanaques que cada lombada individual continha uma fração de uma imagem. Ao final, todos as obras juntas formavam a cena de todos os personagens em uma floresta. Amava também.

Veja como ficará a junção de todas as lombadas da coleção folclórica.


Foto: Evandro Jair Duarte

Quando Laiz começa a narrar, ela consegue trazer elementos que todos nós conhecemos e tivemos contato um dia. Um universo de família em um sítio... muito gostoso essa esfera da nostalgia.

O Saci é um sapeca, eu gosto das travessuras dele. Eu fiz até uma viagem ao Sítio do Pica Pau Amarelo (em minha memória - risos).

Ao final da história tem a seção: Vamos brincar?
Esta convida aos leitores a uma proposta de investigação bem divertida.

Tem, também, uma proposta de fazer perna de pau com madeiras; brincar de amarelinha.

Uma canção chamada LATA DE LIXO, outra que é A BARATA DIZ QUE TEM.

Tem parlendas, textos para recitar, enrosca a língua, adivinhação e uma incrível história da MATINTA-PEREIRA (também conhecida como: Mati-Taperê ou Mati-Pererê).

No fim temos um CD que traz as canções e a história do livro narrada. CLAAARO que eu lembrei de minha infância e dos disquinhos de histórias infantis que eu amava ouvir. Fora as fitas K7 que eu era fascinado.

Amei tudo isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...