sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

LIVRETANDO - A CUCA E SUAS HISTÓRIAS (por Silvia Oberg; Ilustrações [de] Adilson Farias)

OBERG, Silvia. A Cuca e suas histórias. História recontada por Silvia Oberg. Ilustrações [de] Adilson Farias. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015. (Coleção Folha Folclore Brasileiro para crianças; v. 4).


Foto: Evandro Jair Duarte

O referencial que tenho da Cuca é aquela do  Sítio do Pica Pau Amarelo do Monteiro Lobato, da versão televisiva da década de 1980. Um jacaré fêmea que morava em uma caverna na floresta e que fazia maldades com os habitantes da floresta e do sítio.

Quando eu assistia ao seriado e a gargalhada da Cuca ressoava na mata, eu já ficava atento para ver o momento exato em que ela iria aparecer.

Para mim ela era um ser mágico e especial no sítio. Ela era a representação de meu medo juvenil e bobo na época. Imagine!!! Eu só assistia televisão na casa de meus amigos, em casa não tinha. Quando chegou uma tv em casa, eu já tinha os meus 10 anos. E tudo era mágico e fantástico.

A Cuca era aquele jacaré que eu tinha medo e raiva por ela fazer tantas maldades com o sapeca Saci e com os pequenos do sítio, além da Tia Anastácia e com Dona Benta e demais.

No livro a autora informa que para uns ela é uma bruxa velha e corcunda, para outros é o próprio bicho-papão, entre outras representações que essa figura mágica assume na oralidade brasileira.

A Cuca e suas histórias está relacionado com as histórias contadas pelo Brasil acerca da figura Cuca, de suas artimanhas. Além de nos levar a pensar nas canções cantadas sobre ela.

Uma boa história, ilustrações maravilhosas, encanta o leitor, divertido esse livro.

O livro contém:
  • Vamos brincar?
  • Para fazer em casa - Bolo Cuca
  • Quem quer brincar? - Quem vai se esconder da Cuca? (Esconde-esconde)
  • Vamos cantar? - Nana neném, que a cuca logo vem...
  • Parlendas
  • Para recitar
  • Enrosca a língua - Língua do Pê
  • Adivinhação
  • Conheça mais sobre o folclore brasileiro - Quem acredita no Bicho-Papão?
  • CD com a história e as canções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...