Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2014

LIVRETANDO - SAPO COMILÃO (por Stela Barbieri e ilustração de Fernando Vilela)

Imagem
BARBIERI, Stela. Sapo comilão. Ilustração de Fernando Vilela. São Paulo: DCL, 2013.




Fotos: Evandro Jair Duarte

Livro emprestado do Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública de Santa Catarina.


A capa é muito linda, o tamanho do livro me agrada, muito bom pra contar a história e mostrar as imagens. A ilustração é muito boa, gosto dos traços.


O sapo cansa de sua alimentação diária e parte em uma aventura para experimentar novos sabores e novos alimentos... tomates vermelhinhos, folhas verdinhas, melancia, jabuticabas, milho verde, espaguete, sorvete, mas adivinhem o final... rsrs.

Gostei da história. Gostei muito da capa.
Gostei muito das ilustrações. Recomendo para leitores de 4 anos em diante - apesar de que a cada leitor o seu livro e a cada livro o seu leitor. Assim, todos podem ler e ouvir esta história.

LIVRETANDO - O PATO, A MORTE E A TULIPA (escrito e ilustrado por Wolf Erlbruch, traduzido por José Marcos Macedo)

Imagem
ERLBRUCH, Wolf. O pato, a morte e a tulipa. Tradução de José Marcos Macedo; Texto e ilustração de Wolf Erlbruch. São Paulo: Cosac Naify, 2009.


Título original: Ente, Tod und Tulpe.


Foto: Evandro Jair Duarte
O autor nasceu na Alemanha e o tradutor em São Paulo.
Foto: Evandro Jair Duarte

Livro que peguei emprestado do Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública de Santa Catarina. A capa é linda, as folhas de uma qualidade indescritível. Gosto muito de livros bons, bonitos, com histórias que são assim, para refletir.


O pato percebe a presença da morte, eles ficam próximos, ele tenta ludibriar essa tão indesejada figura ... mas os seus cuidados chegam para todos os vivos!


Onde entra a tulipa nessa história? Precisarás ler para saber.


Achei uma história muito bem arquitetada e linda!

Gostei da história. Gostei muito da capa.
Gostei muito das ilustrações. Recomendo para leitores de 4 anos em diante - apesar de que a cada leitor o seu livro e a cada livro o seu leitor. Assim, todos podem ler e ouvir esta…

LIVRETANDO - QUEM SOLTOU O PUM? (por Blandina Franco, com ilustrações de José Carlos Lollo)

Imagem
FRANCO, Blandina. Quem soltou o pum? Ilustrações de José Carlos Lollo. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2010.

Fotos: Evandro Jair Duarte
Este livro foi doado à Biblioteca Pública de Santa Catarina e eu o peguei emprestado por causa do título. Quando comecei a ler dei boas risadas, pois o texto brinca com a palavra pum. Como por exemplo: "Nada me deixa mais feliz do que soltar o Pum". Texto gostoso e divertido, as risadas são garantidas. Super recomendo e leitura do livro.


Gostei da história. Gostei muito da capa.
Gostei muito das ilustrações. Recomendo para leitores de 1 ano em diante - apesar de que a cada leitor o seu livro e a cada livro o seu leitor. Assim, todos podem ler e ouvir esta história.

LIVRETANDO - CRÔNICA DE GATOS (por Rubens da Cunha - ilustrações de Regina Marcis

Imagem
CUNHA, Rubens da. Crônica de gatos. Ilustrações de Regina Marcis. Jaraguá do Sul: Design Editora, 2010.



Foto: Evandro Jair Duarte.

A história deste livro eu conheci ao ser narrada pelo contador de histórias Ingo Vargas, no 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil no auditório do CED/UFSC, agora no mês de outubro. 
A narrativa de Ingo foi tão gostosa que eu saí para procurar no expositor da livraria que estava no evento, não encontrei. Encontrei o Ingo e perguntei de quem era a autoria. Ele me disse ser do Rubens da Cunha, autor que eu já conhecia do Facebook.
Como eu não consegui comprar a história e achei ela muito gostosa para ser contada e recontada, resolvi entrar no Facebook e chamar o Rubens para que eu pudesse comprar dele. Conversamos e ele ficou de trazer um exemplar para mim na Biblioteca Pública de Santa Catarina e foi o que ele fez. Ainda trouxe mais um livro de presente e fascículos de uma coleção intitulada "Vertebrais".
Obrigado Rubens da Cunha, estou muito fe…

LIVRETANDO - O CASTELO COR DE SOL (por Tonni Lima)

Imagem
LIMA, Tonni. O castelo cor de sol. Capa e ilustrações de Tonni Lima. São Paulo: All print editora, 2011. (Coleção Sonhos Possíveis).
Fonte: internet
Este livro foi doado a Biblioteca Pública de Santa Catarina pelo próprio autor.
A história trata de situações e valores que nos deparamos em nosso viver cotidiano. A soberba, a inveja, a intolerância, o mal humor... o medo de dividir os espaços e as atenções com o novo, com a novidade... até mesmo o desprezo... até que um dia acontece o que é muito comum: a necessidade de ajuda, que vem dos desprezados e deixados de lados, não aceitos no grupo. Mesmo assim a ingratidão. A princesa do castelo observa tudo e ouve o que as flores egoístas falam e toma uma decisão drástica e o jardineiro intervém por aquelas flores. No lugar delas, muitas sementes de girassol foram plantas, dizem que  ao nascerem o sol bate nas flores que refletem a luz e ilumina todo o castelo. Linda história!!!


Gostei da história. Gostei muito da capa.
Gostei das ilustrações. Reco…

LIVRETANDO - ELA TEM OLHOS DE CÉU (por Socorro Acioli, com ilustrações de Mateus Rios)

Imagem
ACIOLI, Socorro. Ela tem olhos de céu. Ilustração de Mateus Rios. São Paulo: Gaivota, 2012.
Fonte: internet.
A autora deste livro, Socorro Acioli é de Fortaleza. Ela é jornalista, teve a oportunidade de ser aluna de Gabriel García Márquez e Guillermo Arriaga, uaaaau...!!

O livro lido foi doado à Biblioteca Pública de Santa Catarina. Peguei emprestado para ler. Curti a capa, as ilustrações, tudo muito bem feito, os desenhos têm beleza nos traços e as cores são lindas. A musicalidade nos versos do cordel nos anima a ler.

Corre Chica Parteira que nossa Sebastiana está chegando!!!
As questões do nascimento, da falta de água limpa, da seca, a crendice, o bem querer que se torna mal querer, o amor, tudo isso está presente no texto. Acredito que com outra leitura eu encontro mais coisas que não percebi na primeira leitura.
Uma leitura prazerosa, uma história gostosa por demais, uma ilustração harmoniosa e que nos faz viajar no mundo da imaginação. Amei ler e recomendo a quem desejar conhecer...
...…

LIVRETANDO - OBAX (por André Neves)

Imagem
NEVES, André. Obax. Texto e ilustrações de André Neves. 9. reimpr. São Paulo: Brinque-Book, 2010.
Fonte: internet.
Este livro eu vi sendo preparado no Setor de Processamento Técnico da Biblioteca Pública de Santa Catarina - BPSC, local que trabalho atualmente. Ele faz parte da coleção distribuída pelo Itaú Social, um funcionário da instituição solicitou para endereçar à BPSC. As obras doadas estão disponíveis no Setor Infantil e Juvenil.
Quando vi a capa e o título fiquei logo com vontade de ler. O material foi emprestado em seguida, assim que chegou eu o emprestei e levei para ler com meu sobrinho Matheus Luigi Duarte. Lemos juntos. O texto é muito lindo e a história traz a vivência em uma tribo, os perigos da savana africana, o imaginário criativo de uma criança. Traz uma aventura maravilhosa e cativante. Obax está em busca de provas e se frustra para em seguida ficar muito feliz em trazer todos para o seu mundo e fazer a muitos sonharem. Amei a história e as ilustrações, ricas em deta…

PALESTRA ACERCA DA MEDIAÇÃO DA LEITURA - Guia de Leitura (por Gelson Drierich Bini)

Imagem
Fonte: Ariane Batista
O relato abaixo é baseado na fala de Gelson Drierich Bini em passagem por Lages-SC no 32º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, este profissional vem de uma família humilde e da roça. Em sua casa o livro não era presente. Uma vez ele encontra uma vitrolinha que era uma maletinha e a tampa virava o autofalante, ele achou no lixo e consertou. Junto com a vitrolinha havia 5 discos (Iron Maiden, Black Sabbath, Led Zeppelin, Pink Floyd, Kraftwerk), estes eram os seus amigos e ouvia os discos muitas vezes. Com a audição dos discos ele se questiona o que as letras das músicas diziam (estavam em outro idioma), no Iron Maiden encontrou ideias dos textos de Shakeaspeare e Camões, no Pink Floyd - na música "Pigs, Dogs and Sheeps", encontrou George Orwell e o livro A Revolução dos Bichos, em Black Sabbath, encontrou os textos de Edgar Allan Poe e H. G. Wells, em Led Zeppelin, encontrou a base em textos de J. R. R. Tolkien (o Senhor dos Anéis). Ele afirma que se …

32º PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA: redes de conhecimento, mídias e sistemas de informação: inovação e colaboração

Imagem
Fonte da foto: internet.

O 32º "Painel Biblioteconomia em Santa Catarina" foi realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2014 em Lages-SC com a temática "Redes de conhecimentos, mídias e sistemas de informação: inovação e colaboração".

No dia 09 de outubro a coordenação de Lages-SC recebeu a coordenação de Florianópolis-SC para que no dia seguinte pudessem receber os participantes deste grande evento, que durante muitos anos ficou na Capital de Santa Catarina.

O ano de 2014 foi de mudança e o ano de 2015 continuará com novidades. Joinville será a cidade catarinense a receber o Painel.

Assim, bibliotecários catarinenses da região!!! Um recado, preparem-se e juntem-se em uma equipe de coordenação para o ano de 2015.

Parabenizo à todos os membros da Equipe Organizadora de Lages-SC. Obrigado por tudo: acolhimentos, organização de vocês, simpatia e alegria em nos receber. O clima entre todos os participantes foi de alegria e contentamento, porque não dizer ENCANTAMENTO. Um sin…

LIVRETANDO - A CASA DA PRAIA (por Kátia Rebello)

Imagem
REBELLO, Kátia. A casa da praia. Florianópolis, SC: FCC, 1990.

O livro em questão recebeu o Prêmio Nacional de Romance "Virgílio Várzea" em 1988.


Este livro eu peguei emprestado na Biblioteca Pública de Santa Catarina - BPSC, local onde eu trabalho. Pois, não encontrei para comprar. É um livro publicado pela Fundação Catarinense de Cultura - FCC, vencedor do prêmio já descrito acima. A autora é uma pessoa especial para mim, gosto muito do que leio dela. Apesar de dar pitacos (risos), acredito que cada leitor cria suas próprias expectativas e dá sugestões do que pode acontecer, do que vai acontecer, mesmo que mentalmente, ou socializando com um amigo(a).
A história começa com uma nostalgia. A filha sente falta do pai. O que aconteceu com ele? O grande desejo da família era ter uma casa, mas como conseguir? O salário do pai não possibilitava essa aquisição. Uma casa a venda, um senhor misterioso faz a negociação, um valor baixo para a propriedade, a compra é feita. A mudança inic…

DIVULGAÇÃO - OFICINA LITERÁRIA BOCA DE LEÃO

Imagem
OFICINA LITERÁRIA BOCA DE LEÃO - OLBL OFICINA PERMANENTE DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA – BPSC/FCC
Celebrando o mês das bruxas e outros seres em metamorfose, na BPSC.

Dia 29 de OUT – Quarta-feira
(Das 9h às 22h) Narração de histórias da literatura tradicional e universal, no auditório e no Setor Infantil da BPSC/FCC. Participação dos Contadores de histórias Boca de Leão, Membros da Academia Brasileira de Contadores de Histórias/ABCH e Convidados! *Das 9h às 10h30*
Abertura: com todos os contadores cantando ao público: “Todo Mundo Conta Histórias!” (Autoria do narrador oral, o chileno Pollo e sua esposa Susane); Início: Claudete T. da Mata – “Lenda das Pedras de Itaguaçu” (Texto da narradora) Luiza Abnara – “A Libélula Encantada” (Conto de autoria da contadora); Idê Bitencourt – “Chiquita e a dona Coruja” (Conto de autoria da contadora); Aparecida Facioli – “A Toupeira e o Gambá Ludovico” (Conto de autoria da contadora); Saray Martins – “Quiquita, a porquinha que sabia pensar!”, “Una e sua…