segunda-feira, 6 de outubro de 2014

LIVRETANDO - A CASA DA PRAIA (por Kátia Rebello)



REBELLO, Kátia. A casa da praia. Florianópolis, SC: FCC, 1990.

O livro em questão recebeu o Prêmio Nacional de Romance "Virgílio Várzea" em 1988.


Este livro eu peguei emprestado na Biblioteca Pública de Santa Catarina - BPSC, local onde eu trabalho. Pois, não encontrei para comprar. É um livro publicado pela Fundação Catarinense de Cultura - FCC, vencedor do prêmio já descrito acima. A autora é uma pessoa especial para mim, gosto muito do que leio dela. Apesar de dar pitacos (risos), acredito que cada leitor cria suas próprias expectativas e dá sugestões do que pode acontecer, do que vai acontecer, mesmo que mentalmente, ou socializando com um amigo(a).

A história começa com uma nostalgia. A filha sente falta do pai. O que aconteceu com ele? O grande desejo da família era ter uma casa, mas como conseguir? O salário do pai não possibilitava essa aquisição. Uma casa a venda, um senhor misterioso faz a negociação, um valor baixo para a propriedade, a compra é feita. A mudança inicia e com ela as descobertas.

Melissa inicia uma investigação em cada canto da casa e nos leva junto para os lugares, nos faz sentir vontade de fazer o mesmo, de abrir isso e aquilo e tentar saber o que tem aqui e ali. Um acidente inesperado com sua mãe deixa a menina e seus irmãos sozinhos em casa, chove... o que virá por aí?

Uma faca ensanguentada! De quem ela era? Porque estava ali na casa? De quem era aquele sangue? Um crime, será?

De repente uma visita inesperada! O antigo proprietário da casa, e Melissa é apresentada a ele, os dois conversam sobre a casa e uma história sobre a mãe dele surge que a atordoa.

Um novo encontro de Melissa com o antigo proprietário da casa, agora na praia, ela caminha e o vê. Mais tarde ela o vê em um restaurante. Fica olhando e observando o homem. Melissa é muito observadora e adora investigar as pessoas.

Melissa decide ir ate a praia e investigar o homem. O que ela viu? O que fez em seguida? Quem ela envolve em suas investigações? A menina está em uma situação eletrizante, o que fazer?

Algo muito sinistro acontece com ela. Apreensão, adrenalina, angústia, ... o que fazer agora? A menina é chamada para uma conversa franca e pra lá de sincera. Ela ouve uma declaração assustadora, momentos de tensão são vividos em uma sala de uma casa isolada. Como fugir? Uma tentativa e nada, tudo volta ao normal e ela volta a se ver em uma situação complicadíssima.

Vontade de descobrir o que vem por aí, porém, parei para fazer outras coisas. Mais tarde lerei mais e farei o rascunho até terminar de ler e publicar sobre este livro.

Melissa se mete em uma enrascada das grandes! E agora? Momentos de angústia e aflição! O cerco se aperta e ela desmaia...

Ameças! Mudanças de local onde se encontra! Algo inesperado e horrível acontece! Fuga, correria, tortura, dor, medo, um homem, outro homem, uma faca, uma facada...

O livro de Kátia Rebello é muito bom, recomendo muito. Me diverti com a leitura, fiquei com angústia, medo, raiva, ...

O final é diferente do que eu pensava, o que é bom, gosto de surpresa. Agradou muito o fim deste enredo!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...