quarta-feira, 4 de março de 2015

LIVRETANDO - O ESCARAVELHO DO DIABO (por Lúcia Machado de Almeida)

ALMEIDA, Lúcia Machado de. O escaravelho do diabo. 13. ed. São Paulo: Ática, 1987. (Série Vaga-lume).




Foto: Evandro Jair Duarte

Peguei emprestado na Biblioteca Pública de Santa Catarina.

Voltar à leitura de um livro da Série Vaga-Lume me traz boas lembranças. 

Lembro-me de estar na quinta série do ensino fundamental. Eu estudei no E.E.P.S.G Henrique Botelho, na cidade de São Sebastião (SP), no litoral norte.

A professora de Língua Portuguesa passou a lista dos livros que iríamos ler no ano e o primeiro seria Pega Ladrão, uma obra gostosa de ler e envolvente. Recordo que eu queria saber logo quem era o ladrão da história. Naquele tempo eu lia bem devagar, ainda leio lentamente, mas naquela época mais ainda. Pouca prática = pouca velocidade.

Depois lemos "Sozinha no mundo", a triste história de uma órfã, em seguida "o Mistério do Cinco Estrelas", outro suspense a ser desvendado. Por fim, "Zezinho, o dono da porquinha preta", triste história.

Outros livros foram lidos desta série, sem a professora solicitar leitura. Mas, o livro em questão, "O escaravelho do Diabo" eu não li. 

Como eu fiquei sabendo que ele terá versão, em breve, para as telas dos cinemas, eu resolvi ler por agora.

Narra a história de perigo para os ruivos. Eles são assassinados. E quem os mataria? Qual o motivo de tamanha violência? O que eu mais gostei é que não é um livro óbvio. Vale a pena ler e deixar se envolver pelo mistério.

Concordo com alguns leitores que o texto tem trechos e falas que demonstram um certo machismo. Mas, permito-me viajar e pensar que a autora narra uma história em 1987, os diálogos são os de meninos que estão a procura de meninas para curtir e namorar, falas de demonstração e exibicionismo masculino. Algumas falas que demonstram diminuir a mulher em alguns aspectos. 

Mas, prefiro pensar no contexto da época. Não há desmérito não.

Indico e digo que os leitores irão se divertir com o mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...