segunda-feira, 30 de março de 2015

LIVRETANDO - A PROSA DO MUNDO (Maurice Merleau-Ponty)

MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2002.



Foto: Evandro Jair Duarte

Um livro publicado pela editora Cosac Naify é antes de tudo uma grande obra de arte. Este tem a capa dura com uma sobrecapa linda. O papel é especial e o texto além de denso (pois o autor é denso no que escreve) é muito bem revisado.

Registro aqui a minha impressão ao iniciar a leitura. Texto profundamente inteligente e de difícil trajeto para o acompanhar na linha de raciocínio do autor. Preciso ficar focado e desconectado de tudo ao meu redor para o processo de leitura, registro e compreensão de Maurice Merleau-Ponty.

Esta é um obra inacabada de Merleau-Ponty (MP), ele trabalha com experiência do mundo percebido, o espírito e a verdade, a coisa percebida, as propriedades sensíveis, a linguagem...

Mesmo assim, eu super recomendo a leitura deste livro maravilhoso!

Neste livro, Merleau-Ponty nos alerta que eu sou o outro do outro e que o outro do outro sou eu.


A grande prosa é a arte de captar um sentido jamais objetivado até então e de torná-lo acessível a todos os que falam a mesma língua” (LEFORT in: MERLEAU-PONTY, 2002, p. 9).

É bem verdade, como dizíamos há pouco, que ela nos lança à intenção significante de outrem para além de nosso pensamentos próprios, assim como a percepção nos lança às coisas mesmas para além de uma perspectiva da qual só me dou conta depois. Mas esse poder de ultrapasar-me pela leitura, devo-o ao fato de ser sujeito falante, gesticulação lingüística, assim como minha percepção só é possível por meu corpo” (MERLEAU-PONTY, 2002, p. 36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...