quinta-feira, 12 de março de 2015

FILME - VERSOS DE UM CRIME

Título: Versos de um crime (Kill yours darlings)
Direção: John Krokidas
Elenco: Daniel Radcliffe, Dane DeHann, Michael C. Hall, Jack Huston, Ben Foster, David Cross, Jennifer Jason Leigh, Elisabeth Olsen
Ano: 2014
Gênero: Suspense, drama.
Filme visto na tv fechada.

Todas as imagens foram retiradas da internet (pesquisadas no google imagens).

Gosto muito de livros que falam de livros, tratam dessa temática. Igualmente é o gosto por filmes que trazem a biblioteca, o bibliotecário, o livro, a leitura, a literatura, a escrita, o escritor... como parte central do enredo. O título Versos de um crime me chamou a atenção e iniciei a sessão da tarde.


Um filme com Daniel Radcliffe, um estudante 


No início do filme uma música nos remete aos anos 60 ou 70 e uma citação do narrador diz o seguinte: "Algumas coisas, uma vez que você as amou, tornam-se suas pra sempre. E, se você tenta deixá-las ir elas dão a volta e retornam pra você, e elas se tornam parte de você... ou destroem você".



É um filme baseado em fatos reais.



Ambientado em 1944, o filme traz a história de um rapaz chamado Allen Ginsberg (Daniel Radcliffe), tem um sonho, o de ser um escritor, mas ele cuida da mãe com transtornos mentais. O pai é poeta de renome, que enternaria a mãe em uma instituição, se pudesse. Allen faz a inscrição em uma Universidade, a da Columbia, e é aprovado.



Ao chegar à Universidade uma visita guiada à biblioteca o faz presenciar uma cena interessante e inusitada para a época. Enquanto observavam obras raríssimas, que estavam expostas em mesas-vitrines, um jovem sobre em uma das mesas e recita um verso obsceno, de um livro restrito (censurado), a funcionária da biblioteca solicita que ele saia, na negativa ela chama os seguranças para retirá-lo do recinto.



Iniciam as aulas, as discussões, as descobertas, o início de amizades... e uma em especial é iniciada, com o tal rapaz que subiu na mesa e recitou os versos proibidos, o nome dele é Lucien (Dane DeHann). 


Allen e Lucien

As festas universitárias, sempre tão regadas de regras quebradas. Uma festa na casa de um rico excêntrico e intelectual, muitas bebidas, drogas, música, mulheres, divagações poéticas e filosóficas, tramas, ... jovens estudantes em busca de uma revolução literária.

O jovem precisa escrever para seu trabalho final, uma obra de ficção, ele escreve um texto que era para ser a defesa de seu amigo maluco, mas que o acusa de envolvimento, assassinato e deturpação da moral de uma época que não aceita sair dos padrões já estabelecidos.



Há na história um professor que se sujeitou a trabalhar como zelador da Universidade para ficar mais perto de seu pupilo, aquele que ele se relacionou e não largou mais do pé, em virtude da paixão nutrida por favores intelectuais (escritas de trabalhos para garantir notas). 

O uso de drogas é presente e uma droga é experimentada para auxiliar na liberação da mente para escrever sem muito pensar. O estudante utiliza e escreve sem cessar.


Um escritor surge como um novo amigo e é um transgressor. Ele diz que há muitos canalhas isolados escrevendo livros que não são bons, enquanto a boa escrita está na vivência, nas linhas dos frontes de guerra.

Os novos amigos aprontam muito. Um dia, três deles distraem a atendente da biblioteca para poder pegar a chave que dá acesso aos livros restritos e fazer uma cópia. Eles voltam mais tarde e o professor que é o zelador os delata aos guardas da ronda noturna. Eles conseguem fugir. Porque eles fizeram isso? A surpresa foi que eles trocaram todos os livros raros que ficam em um expositor da biblioteca, esses que são mesas com vidro. A Bíblia de Gutenberg e outros itens tão importantes quanto foram retirados e substituídos por outros quaisquer, desde que tivessem assuntos e imagens profanas, restritas. Assim, quando os novatos são guiados para conhecer a biblioteca e as tais obras a grande piada é revelada.

Allen apaixona-se por Lucien e sente ciúmes da relação dele com o novo amigo, o escritor transgressor.

Lucien resolve encontra-se com o professor que o assediava, no entanto Allen não sabe o fim desse encontro, ele imagine ser o reatar de uma velha paixão. Assim, Allen, em um bar, encontra um homem sai com ele e vai para a cama.

Mas, quem ele ama é Lucien... Muitos percalços, muita tensão, muita intensidade, uma morte e muitos pagam. Porém, um amigo tenta ajudar o outro, só que há um segredo que envolve o prisioneiro. Algo sinistro e macabro, que é revelado... e agora? Ajudar a quem sempre foi ajudado e nunca deu valor? Ou deixar que siga sua vida, pagando pelo que fez e seguindo com suas próprias pernas? Ou seja, que se vire?!

No fim, o destino se encarrega de fazer o que deve ser feito.
Um filme cheio de ideias de universitários revolucionários, festas, drogas, sexo e intensidade. Mas, o que achei interessante é que as cenas trazem a imagem de Daniel Radcliffe bem diferente do que o público acostumou a ver em Harry Potter, ousado, quebrando tabus, polêmico.

Trata de assuntos polêmicos para uma sociedade em 1944.

Eu, em particular, não curti o filme. Achei ruim.
Mas, gosto é gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...