segunda-feira, 17 de novembro de 2014

LIVRETANDO - PAPAI ! (escrito e ilustrado por Philippe Coretin; tradução de Cássia)

CORETIN, Philippe. Papai! Ilustração do autor. Tradução Cássia Silveira. São Paulo: Cosac Naify, 2008.


Foto: Evandro Jair Duarte

Este livro eu ganhei do Projeto Itaú Cultural "Leia para uma criança".


O autor Philippe Corentin, pseudônimo de Philippe Le Saux, é nascido em 1936 em Boulogne-Billancourt, na França. "Corentin mescla nos livros seres fantásticos e humanos de maneira inventiva, dialogando diretamente com o imaginário e os medos infantis" - trecho da biografia do autor, extraído do livro: Papai! O autor, também, é ilustrador.

Cássia Silveira, paulista de Bauru-SP é a tradutora.

A história é bem bonitinha. Trabalha o medo de um menino que é colocado para dormir e vê monstros em seu quarto já escurecido para dormir. O legal é que o autor também coloca em foco o medo do monstro com a presença do menino no quarto dele e chama o papai monstro...rsrs... uma mistura de imaginação e mundos... Amei ler e reler a história!

Na Contracapa: "À noite, criança dorme? Nem sempre. Às vezes, na hora do descanso, ela quer os pais por perto. Pois monstros, fantasmas e similares habitam o quarto e provocam pesadelos. É difícil distinguir o sonho da realidade. Por isso, pede socorro. E não é só a mãe que aconchega e acalma. A presença protetora e corajosa do pai é sempre bem-vinda. Por meio de um diálogo amoroso, este livro desperta na criança o respeito às diferenças. Ninguém temerá monstros se a diferença não for vista como ameaça. É possível dormir em paz, afinal" (ROSELY SAYÃO).


Gostei da história.
Gostei muito da capa.
Gostei muito das ilustrações.
Recomendo para leitores de 6 anos em diante - apesar de que a cada leitor o seu livro e a cada livro o seu leitor. Assim, todos podem ler e ouvir esta história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...