segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ARTIGO - ARQUIVOS DE CARTÓRIO: A SITUAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS -SC (por Evandro Jair Duarte, Luciane Adami Bonezi, Marcelo Cavaglieri e Suzana Zulpo Pereira)



Este foi um trabalho apresentado em uma disciplina de Gestão no Curso de Biblioteconomia na UDESC, o resultado foi publicado como artigo na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n.1, p. 113-121, jan./jun., 2007. 



ResumoOs cartórios surgiram no Brasil em 1874. São organizações técnicas e administrativas destinadas a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. O arquivo de um cartório é constituído por documentos que servem de prova de transações com valor legal, sendo considerado o centro da instituição. Para que os documentos de um arquivo estejam classificados, ordenados e armazenados em local adequado, é imprescindível o trabalho de profissional com conhecimentos em Arquivologia. Com base nisto, fez-se uma pesquisa nos cartórios do município de Florianópolis para constatar se há profissionais habilitados atuando nas unidades pesquisadas e se existe uma sala específica para o armazenamento dos documentos. 

Palavras-chaveArquivo. Arquivista. Bibliotecário. Cartório. Arquivos de cartórios.

Link para o texto na íntegra:
http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/498

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...