sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ARTIGO - CRIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA AS OBRAS RARAS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA (por Priscilla Lüdtke Espíndola e Evandro Jair Duarte)

Este artigo foi publicado na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 135-146, jan./jun., 2014.

Resumo: Este trabalho constitui-se em um relato de experiência de estágio extracurricular realizado na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). As atividades realizadas até o momento objetivaram a criação de uma proposta de critérios de seleção para embasar o processo decisório de quais materiais devem constituir o acervo do Setor de Obras Raras da BPSC. Trata-se de um estudo que visa estudar critérios empregados na seleção de Obras Raras, o que caracteriza esta investigação como contendo o uso do método exploratório, com um viés fenomenológico para a apresentação da experiência do estágio acadêmico e utilizou-se de emprego de fontes bibliográficas (como os artigos científicos da área da Biblioteconomia) e de fontes documentais da BPSC (como os relatórios gerados pelo software empregado para gerenciar o acervo e um esboço de política existente). Elenca uma série de critérios que são sugestões para o trabalho de seleção para compor a coleção de Obras Raras, o que é caracterizado como resultado da pesquisa final. Ao final, espera-se que os critérios sugeridos possam ser acrescentados à Política de Gestão de Estoques Informacionais (PGEI) que a Instituição está desenvolvendo no momento em que este relato é descrito. Assim como, espera-se uma continuidade de estudos e reflexões para avaliação dos critérios e melhorias se houver necessidade para tal.


Palavras-chave: Obras Raras. Biblioteca Pública de Santa Catarina. Critérios de Seleção. Gestão de Estoques Informacionais.

Link para acesso ao artigo na íntegra:
http://www.revista.acbsc.org.br/racb/article/view/944/pdf_94

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...