Postagens

Mostrando postagens de Março, 2015

LIVRETANDO - A PROSA DO MUNDO (Maurice Merleau-Ponty)

Imagem
MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2002.



Foto: Evandro Jair Duarte
Um livro publicado pela editora Cosac Naify é antes de tudo uma grande obra de arte. Este tem a capa dura com uma sobrecapa linda. O papel é especial e o texto além de denso (pois o autor é denso no que escreve) é muito bem revisado.

Registro aqui a minha impressão ao iniciar a leitura. Texto profundamente inteligente e de difícil trajeto para o acompanhar na linha de raciocínio do autor. Preciso ficar focado e desconectado de tudo ao meu redor para o processo de leitura, registro e compreensão de Maurice Merleau-Ponty.

Esta é um obra inacabada de Merleau-Ponty (MP), ele trabalha com experiência do mundo percebido, o espírito e a verdade, a coisa percebida, as propriedades sensíveis, a linguagem...

Mesmo assim, eu super recomendo a leitura deste livro maravilhoso!

Neste livro, Merleau-Ponty nos alerta que eu sou o outro do outro e que o outro do outro sou eu.


“A grande prosa é a arte de captar u…

LIVRETANDO - A IARA (por Laiz B. Carvalho; Ilustração [de] Taline Schubach)

Imagem
CARVALHO, Laiz B. A Iara. História recontada por Laiz B. Carvalho. Ilustrações [de] Taline Schubach. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015. (Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças; v. 7).Foto: Evandro Jair Duarte

Essa história eu conhecia, um pouco, de ver na televisão. Em desenhos ou na releitura de Monteiro Lobato, com a Iara do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Uma menina que mora no fundo do rio e vem à tona para sentar em uma pedra, pentear seus lindos cabelos, cantar e seduzir. 

Iara é a senhora das águas.

Ela é semelhante à sereia, metade mulher e metade peixe.

Na história está que Iara era uma pequena índia que foi até o rio e se perdeu. Ao chegar a noite ela ficou por ali. Fez das águas suas moradas e ao entrar se transformou em metade humana e metade peixe.

Lá no fundo das águas doces está o seu castelo de cristal com muitas preciosidades.

Alguns já a visitaram e não voltaram mais, os que dizem conseguir voltar contam das maravilhas vistas e aconselham aos outros a não ficar perto …

LIVRETANDO - O CURUPIRA (por Laiz B. Carvalho; Ilustrações [de] Adilson Farias)

Imagem
CARVALHO, Laiz B. O Curupira. História recontada por Laiz B. Carvalho. Ilustrações [de] Adilson Farias. São Paulo: Folha de São Paulo, 20015. (Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças; v. 6).Foto: Evandro Jair Duarte
Eu lembro pouco do Curupira, das aventuras apresentadas em algum programa de televisão. Ele é um guardião das matas, cuida das árvores e dos animais.

No livro é retratado como pequeno, do tamanho de um menino, dizem que é forte e muito esperto.

É ele quem cuida de tudo na mata, quando vem caçadores e lenhadores, fica como uma de suas obrigações a de espantar os invasores indesejados.

O pequeno salva os que estão em perigo (animais, árvores e outros seres da mata).

Com seus pés virados para trás, ele engana aos que tentam seguir seus passos.

Essa história recontada por Laiz B. Carvalho é muito gostosa de ler.
O livro inclui:
Vamos brincar?
Para fazer em casa - Zarabatana
Quem quer brincar? - Pega-pega
Cantando e brincando - senhor caçador
Vamos cantar? - Sapo Cururu
Parlendas
Par…

FILME - VERSOS DE UM CRIME

Imagem
Título: Versos de um crime (Kill yours darlings)Direção: John KrokidasElenco: Daniel Radcliffe, Dane DeHann, Michael C. Hall, Jack Huston, Ben Foster, David Cross, Jennifer Jason Leigh, Elisabeth OlsenAno: 2014
Gênero: Suspense, drama.Filme visto na tv fechada.

Todas as imagens foram retiradas da internet (pesquisadas no google imagens).

Gosto muito de livros que falam de livros, tratam dessa temática. Igualmente é o gosto por filmes que trazem a biblioteca, o bibliotecário, o livro, a leitura, a literatura, a escrita, o escritor... como parte central do enredo. O título Versos de um crime me chamou a atenção e iniciei a sessão da tarde.


Um filme com Daniel Radcliffe, um estudante 

No início do filme uma música nos remete aos anos 60 ou 70 e uma citação do narrador diz o seguinte: "Algumas coisas, uma vez que você as amou, tornam-se suas pra sempre. E, se você tenta deixá-las ir elas dão a volta e retornam pra você, e elas se tornam parte de você... ou destroem você".


É um filme b…

FILME: DIVERGENTE

Imagem
Título: Divergente (Divergent)Direção: Neil BurgerElenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Zoë Kravitz, Ansel Elgort, Miles Teller, Jai Courtner, Maggie Q.Ano: 2014Gênero: Ficção científica, ação, romance.
Filme visto na TV Fechada.
Foto: internet
Este filme eu já havia visto que estava na lista de filmes disponíveis no Now da TV Fechada. O thriller não me chamou a atenção. Mas, eu já assisti a todos os que eu considerava interessante e em um domingo que se deseja ver algo na tv e não tem nada de bom passando na programação. Você vai até essa seleção disponível e decide dizer: vamos ver no que vai dar!
Não é que o filme é bom? Bem, eu gostei.
Uma sociedade dividida em grupos criados como facção. Uma delas é a INTELIGENTES, com os eruditos, os cientistas; outra com a AMIZADE, os que cuidam da terra e suprem a população com alimentos; a FRANQUEZA, com pessoas honestas, que cuidam da ordem da civilização; a facção AUDÁCIA, é a que vivem os soldados, os protetores, a polícia, e; a A…

DIVULGAÇÃO - SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO

Imagem
A Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB convida você a participar dos eventos que serão realizados na semana do bibliotecário.
Veja a programação abaixo, inscreva-se venha conosco nesses dias aproveitar, discutir, socializar, conviver e fazer novas amizades.


LIVRETANDO - O ESCARAVELHO DO DIABO (por Lúcia Machado de Almeida)

Imagem
ALMEIDA, Lúcia Machado de. O escaravelho do diabo. 13. ed. São Paulo: Ática, 1987. (Série Vaga-lume).




Foto: Evandro Jair Duarte
Peguei emprestado na Biblioteca Pública de Santa Catarina.

Voltar à leitura de um livro da Série Vaga-Lume me traz boas lembranças. 

Lembro-me de estar na quinta série do ensino fundamental. Eu estudei no E.E.P.S.G Henrique Botelho, na cidade de São Sebastião (SP), no litoral norte.

A professora de Língua Portuguesa passou a lista dos livros que iríamos ler no ano e o primeiro seria Pega Ladrão, uma obra gostosa de ler e envolvente. Recordo que eu queria saber logo quem era o ladrão da história. Naquele tempo eu lia bem devagar, ainda leio lentamente, mas naquela época mais ainda. Pouca prática = pouca velocidade.

Depois lemos "Sozinha no mundo", a triste história de uma órfã, em seguida "o Mistério do Cinco Estrelas", outro suspense a ser desvendado. Por fim, "Zezinho, o dono da porquinha preta", triste história.

Outros livros foram li…