Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2015

LIVRETANDO - LETRAMENTO INFORMACIONAL: FUNÇÃO EDUCATIVA DO BIBLIOTECÁRIO NA ESCOLA (por Bernadete Santos Campello)

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Coleção biblioteca escolar).
Este livro eu comprei no Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB estava vendendo e a autora estava presente no evento para ministrar uma Oficina acerca do letramento informacional. Claro que eu comprei, participei e solicitei foto e dedicatória para ela (Campello).
Li e reli, e agora, reli. Fichei, pois usarei algumas informações em minha dissertação de Mestrado que é sobre Competência Informacional.
Um bom livro para os bibliotecários e professores discutirem acerca da pesquisa escolar, do uso da biblioteca, da parceria do bibliotecário, enfim, muitas discussões e projetos podem surgir para melhor a pesquisa escolar e o uso das informações.

COMPARTILHANDO - CONVERSAS EM TORNO DA LEITURA

Hoje eu fui ao Espaço Vida Saudável tomar meu shake da Herbalife e entre os vários assuntos compartilhados, veio à tona o gosto pela leitura e pelos livros.
Estávamos em quatro pessoas na discussão e o que falávamos era sobre a quantidade de pessoas reprovadas em um teste seletivo para o vestibular que direciona ao acesso às universidades. Estes, por tirarem zero em redação, não poderão utilizar a nota para entrar no ensino superior.
O assunto (livro e literatura) veio à tona quando uma das pessoas achou que por falta de leitura (geral) essas pessoas não conseguiram ficar no tema e se perderam feio, ou por não escreverem a tal redação, assim ficaram com a nota zero.
Nesse momento começou o momento nostálgico de cada um falar de suas próprias experiências com a leitura e como ela chegou a cada um.
Uma pessoa falou que não tinha o gosto pela leitura, mas que uma professora solicitou que os alunos lessem o livro O GUARANI e a experiência inicial era de ser chato ler e a história não ser tão …

LIVRETANDO - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA: NOVOS CONTEÚDOS E ESPAÇOS DE ATUAÇÃO (por Marlene de Oliveira (Coord.))

OLIVEIRA, Marlene de (Coord.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.



Este livro eu comprei em 28/02/2007 enquanto eu estudava para escrever meu TCC de graduação.

Gostei da forma como ele foi escrito. A leitura é muito fluída, pois a maneira como os autores colocam as informações ficaram de modo muito prático de ler e entender.

Gosto de algumas partes como a citação a seguir: “[...] a Ciência da Informação nasceu no bojo da revolução científica e técnica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial” (OLIVEIRA, 2005, p. 9-10).

Oliveira (2015) deixa claro que há um consenso entre os que estudam e escrevem sobre CI, em que ela está conectada à tecnologia da informação.
A Ci é uma área com possibilidades e com isso novas habilidades ligadas à informação necessitam ser desenvolvidas por profissionais da informação.
Outra informação que obtive (para corroborar) deste livro que veio me ajudar na escrita de minha dissertação é a da infor…

LIVRETANDO - A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (por Ives-François Le Coadic)

Imagem
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004. 124 p.


Foto: Evandro Jair Duarte
Este livro eu comprei na Livraria Livros & Livros para me preparar e entrar no Mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Após, estudos de diversos livros e artigos eu consegui a minha vaga no mestrado e iniciei o processo de estudos e pesquisa em 2013.
Gosto muito da escrita de Le Coadic, neste livro ele aborda o objeto de estudo: a informação. 

Observo na leitura que a informação passa a ser vista como um produto, que pode ser comercializado.

O autor nos mostra que a explosão de produções informacionais leva ao excesso de escritos.

Na explanação sobre a ciência da informação, observo que, em suas origens, ela (CI) ocupa-se do livro e suportes informacionais e que hoje estamos mais e mais perto da informação e mais longe do suporte físico livro e das bibliotecas.

Le Coad…

LIVRETANDO - A GALINHA POLACA (por Antonieta Mercês)

Imagem
MERCÊS, Antonieta. A Galinha Polaca. Ilustrações [de] Márcia Cattoi. Florianópolis, SC: Pandion, 2012. 15 p.
Este livro eu adquiri no lançamento feito pela autora (minha querida amiga) e aproveitei para pegar a dedicatória. Foto: Evandro Jair Duarte
Polaca era diferente dos outros que viviam no sítio e não era aceita por eles. Um dia ela conhece um galo e resolve fugir com ele e viver alegrias e uma grande espera (seu filho que estava em um ovo a ser chocado). O grande dia chega e Polaca fica muito feliz.
A história de Polaca tem uma grande mensagem, a diferença merece ser tratada e aceita.
Não posso dar muitas informações, do contrário eu entrego toda a história.
Livro super recomendado!!!
Gosto do livro. Gosto da autora. Gosto das ilustrações. Recomendado para crianças a partir dos 4 anos e para grandinhos que gostam dessas histórias gostosas.

LIVRETANDO - POESIA NA VARANDA (por Sonia Junqueira)

Imagem
JUNQUEIRA, Sonia. Poesia na varanda. Ilustração [de] Flávio Fargas. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 27 p. (Coleção Itaú de Livros Infantis).
Este livro é um dos que vieram pelo correio da distribuição do Itaú Social. Ganhei para ler e contar as histórias para crianças em casa.
Na epígrafe na página 5 do livro está escrito assim "Felicidade se acha é em horinhas de descuido. Guimarães Rosa". 

Foto: Evandro Jair Duarte
Pensa na deliciosidade que é este livro, ele é muito bem pensado, escrito e desenhado (ilustrado).
Para mim, um bom livro é assim: a ilustração te encanta, prende e faz você viajar; o texto é uma gostosura só; sabe aquele texto que te faz abrir um sorriso? Então, nessa escrita isso acontece.
Gostosura mesmo é poder viajar com a narrativa de Sonia Junqueira e poder (re)viver experiências que são poesias para você, no seu íntimo, no seu particular.
Poesia no brotar de uma planta; poesia em uma cantiga; poesia na chuva gostosa que cai e te molha; poesia em tantas coisas …

LIVRETANDO - O RATINHO, O MORANGO VERMELHO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO (por Don Wood e Audrey Wood)

Imagem
WOOD, Don; WOOD, Audrey. O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado. 2. ed. Ilustrado por Don Wood. Tradução: Gilda de Aquino. São Paulo: Brinque-Book, 2012. 35p. (Coleção Itaú de livros infantis).
Este livro eu ganhei do Itaú Social, da Coleção Itaú de Livros Infantis que é distribuída aos que desejam contar histórias para crianças.

Foto: Evandro Jair Duarte
O ratinho decide colher um suculento morango vermelho maduro e sua grande aventura é apresentada a nós por um narrador que para mim é um grande de um espertalhão. O sabichão que narra interage com o roedor e conta uma história ao pequeno, que fica horrorizado, ele diz que existe por ali um grande urso esfomeado amante de morangos vermelhos maduros. O ratinho resolve seguir as orientações do narrador (espertalhão) para se livrar do grande urso esfomeado. 
Essa história é muito gostosa de ser lida e contada em rodas de leitura para pequenos e grandinhos.
Recomendo para todas as idades. Gosto muito das ilustrações e da…