sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LIVRETANDO - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA: NOVOS CONTEÚDOS E ESPAÇOS DE ATUAÇÃO (por Marlene de Oliveira (Coord.))

OLIVEIRA, Marlene de (Coord.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.



Este livro eu comprei em 28/02/2007 enquanto eu estudava para escrever meu TCC de graduação.

Gostei da forma como ele foi escrito. A leitura é muito fluída, pois a maneira como os autores colocam as informações ficaram de modo muito prático de ler e entender.

Gosto de algumas partes como a citação a seguir: “[...] a Ciência da Informação nasceu no bojo da revolução científica e técnica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial” (OLIVEIRA, 2005, p. 9-10).

Oliveira (2015) deixa claro que há um consenso entre os que estudam e escrevem sobre CI, em que ela está conectada à tecnologia da informação.

A Ci é uma área com possibilidades e com isso novas habilidades ligadas à informação necessitam ser desenvolvidas por profissionais da informação.

Outra informação que obtive (para corroborar) deste livro que veio me ajudar na escrita de minha dissertação é a da informação utilizada na resolução de problema em uma busca para o preenchimento de uma lacuna no conhecimento pessoal e está em conformidade com a necessidade de quem a busca.

Sobre bibliotecas, deixo o trecho que gosto: Dentre as funções da biblioteca, no entanto, a mais importante é a de dar acesso à sua coleção de documentos” (OLIVEIRA, 2005, p. 22).

Uma curiosidade gostosa: “A primeira biblioteca pública surgiu, em Salvador, como expressão da sociedade. Um senhor de engenho, Pedro Gomes Ferrão de Castelo Branco, planejou a biblioteca como uma instituição para promover a instrução do povo. A Biblioteca Pública da Bahia foi a primeira a ser fundada com essa característica de não contar com recursos do governo. A experiência não deu certo e o governo passou a dar subsídios e outras bibliotecas públicas floresceram em outras capitais e cidades importantes” (OLIVEIRA, 2005, p. 36).

Esse livro é uma excelente fonte de informação acerca da Ciência da Informação e Biblioteconomia para quem está iniciando o curso de Arquivologia, Biblioteconomia, ou pensando em entrar no mestrado da Ciência da Informação.

Gostei muito do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...