quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

LIVRETANDO - A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (por Ives-François Le Coadic)

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004. 124 p.


Foto: Evandro Jair Duarte

Este livro eu comprei na Livraria Livros & Livros para me preparar e entrar no Mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Após, estudos de diversos livros e artigos eu consegui a minha vaga no mestrado e iniciei o processo de estudos e pesquisa em 2013.

Gosto muito da escrita de Le Coadic, neste livro ele aborda o objeto de estudo: a informação. 

Observo na leitura que a informação passa a ser vista como um produto, que pode ser comercializado.

O autor nos mostra que a explosão de produções informacionais leva ao excesso de escritos.

Na explanação sobre a ciência da informação, observo que, em suas origens, ela (CI) ocupa-se do livro e suportes informacionais e que hoje estamos mais e mais perto da informação e mais longe do suporte físico livro e das bibliotecas.

Le Coadic (2004, p. 4) afirma que a informação é um conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital, oral ou audiovisual, em um suporte".

O livro traz a informação de que a Ciência da Informação está preocupada com a possibilidade de esclarecer um problema social concreto, o da informação.

Gostei do trecho: “A necessidade de informação em função do conhecimento é uma necessidade derivada do desejo de saber (Aristóteles)” (LE COADIC, 2004, p. 40).

Os últimos capítulos deste livro me ajudarão muito na escrita de minha dissertação, que está focada no aprender a aprender.

Gosto muito deste livro. Eu já li uma vez, repeti agora, provavelmente eu faça um retorno às suas páginas.
Recomendo muito e muito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...