Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2014

LIVRETANDO - CONTOS BRUXÓLICOS (por Inês Carmelita Lohn)

Imagem
LOHN, Inês Carmelita. Contos Bruxólicos. Florianópolis, SC: Pistis, 2014.

Este livro da escritora catarinense Inês Carmelita Lohn eu comprei no lançamento feito na 29ª Feira do Livro de Florianópolis-SC. 

A Feira acontece no largo da Alfândega.

Eu fui lá prestigiar o lançamento e comprei o livro. Pedi a dedicatória e registramos o momento com fotos. 

Nesse meio tempo eu aproveitei para conversar um pouco com a Inês.


Foto: Inês Carmelita Lohn


O conto "O mistério da luz na praia" é o primeiro do livro. Este eu já conhecia, pois a autora já narrou algumas vezes em roda de contação de histórias. Eu ouvi falar da "Dona Tímida" pela primeira vez na Biblioteca Pública de Santa Catarina - BPSC. Uma bela história.
"A canoa do Zé Balaio" precisa ser lida por vocês. Muito interessante.

Já estou na metade do livro, só não farei mais comentários para não dar spoilers, senão fica sem graça ler depois.
Muitas são as histórias de bruxas e embruxamentos, os contos são divertidos.

C…

LIVRETANDO - MONSIEUR GENTIL (pour Adam Hargreaves)

Imagem
HARGREAVES, Adam. Monsieur gentil. Ilustrado por Adam Hargreaves. Paris: Hachette, 2004. (Collection Monsieur).


Foto: Evandro Jair Duarte
Este livro eu comprei quando viajei para o Canadá.
Ce livre j'ai acheté quand j'ai faire une voyage au Canada.
Esta é uma história para se ler e refletir e reconhecer cada fase dela em nosso dia a dia.
Cette histoire est pour lire et réfléchir. Vous pouvez reconnaître un peu de tous les jours de vos vies.
Ele é gentil e vive em um lugar onde as pessoas batem portas, há descuido com as ruas, cães são mal educados, até mesmo as árvores e o tempo são mal humorados.
Um dia ele descobre um lugar onde as pessoas dizem "obrigado" e ele decide morar naquele ambiente.
Soyez doux. Soyez poli. Soyez gentil. Toujours à la mode.Seja gentil. Seja educado. Seja amável. Seja bondoso. Ainda está na moda.

LIVRETANDO - A DANÇA DO BOI (por Maria Helena Valentim Gomes, Ilustrado por Valéria Valentim Gomes)

Imagem
GOMES, Maria Helena Valentim. A dança do boi. Ilustração [de] Valéria Valentim Gomes; Montagem [de] Aurélia Valentim Gomes e Naiara Valentim Gomes. [s.l.]: [s.n.], [2014].

Foto: Evandro Jair Duarte
Este livro eu comprei na 29ª Feira do Livro de Florianópolis-SC. Nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro de 2014 às 14 horas na sessão de Lançamento e Autógrafos do livro A DANÇA DO BOI da autora Maria Helena Valentim Gomes (In Memorian), representada por sua filha a ilustradora Valéria Valentim Gomes.
A autora deste livro faleceu faz um ano e meio e está representada por sua filha a organizadora e ilustradora da obra para ser feito o lançamento neste dia. Valéria é uma moça tímida e simpática. A ilustração uma gostosura de se ver.
Foto: Evandro Jair Duarte
O Juca me fez rir das travessuras dele, a história do boi não aparece para representar o folclore com todo o rigor do enredo do boi de mamão. Mas, Juca vê a dança do boi e os personagens surgem à sua frente de uma maneira muito diferente e voc…

ARTIGO - A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL PARA A SELEÇÃO E DISSEMINAÇÃO DO ACERVO LITERÁRIO INFANTIL DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL BARREIROS FILHO: OLHAR ESTÉTICO (por Evandro Jair Duarte, Claudete Terezinha da Mata e Clarice Fortkamp Caldin)

DUARTE, Evandro; MATA, Claudete Terezinha da; CALDIN, Clarice Fortkamp. A competência informacional para seleção e disseminação do acervo literário infantil da biblioteca pública municipal Barreiros Filho: olhar estético. In: Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n.41, p.59-82, set./dez. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p59/28290>. Acesso em 11 dez. 2015.
Divulgo nosso trabalho para que possam ler e discutir.

RESUMORegistra o potencial da literatura infantil e a responsabilidade da Biblioteca Pública em selecionar as obras que irão compor o acervo infantil, além de oportunizar o contato do livro com o público leitor. Informa acerca do funcionário da biblioteca e a importância do desenvolvimento da Competência Informacional e explora a dimensão estética dessa competência. O objetivo geral é verificar as habilidades, os comportamentos e as atitudes (competências) do Bibliotecário…

LIVRETANDO - COMO E POR QUE LER A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

Imagem
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Foto: Evandro Jair Duarte

Este livro eu já li e reli e o pego para fazer uma reflexão. Neste post eu o utilizarei como fonte de informação para o pensamento que tenho, algo muito particular, acerca do que eu tenho visto publicado por aí. Compartilharei apenas trechos e o sumário.
SUMÁRIO
Capítulo 1 - O que é que a literatura tem?Capítulo 2 - Por onde começar?Capítulo 3 - Monteiro Lobato e sua fantástica máquina de criarCapítulo 4 - Lobato não estava sóCapítulo 5 - A aventura de começar de novoCapítulo 6 - Reis, fadas e sapos para as crianças brasileirasCapítulo 7 - Gentes e bichosCapítulo 8 - Garotas que mudam o mundoCapítulo 9 - Dos contos tradicionais ao folcloreCapítulo 10 - Meninos de ruaCapítulo 11 - Detetives mirinsCapítulo 12 - E para a poesia, não vai nada?Capítulo 13 - Yes, nós temos teatroCapítulo 14 - Quando fala a ilustraçãoCapítulo 15 - Para onde vamos?

O que é que a literat…