sexta-feira, 26 de junho de 2009

MÚSICA - SOUBE QUE ME AMAVA - ALINE BARROS

Fonte do vídeo: internet.

Aline Barros é uma cantora Gospel com uma voz incrível.

Deixo aqui um vídeo com uma música que está em meu MP4, escuto todos os dias.

Quem quiser escutar a música cantada por ela clique no TÍTULO da música abaixo e ouça.


Soube que me amava - música e letra (Aline Barros)

Desde o princípio quando com você sonhei
Desde o momento em que os meus olhos levantei
Desde esse dia em que sozinha eu estava
Foi quando o seu olhar com o meu se encontrou
Soube que me amava, entendi
Soube que buscava mais de mim
Que muito tempo me esperou, então cheguei
Soube que me amava, entendi
Eu já não podia resistir, e com um beijo e com amor
Te entreguei meu coração, me apaixonei
E quando longe eu estava
Percebi que o teu carinho e o teu amor
Eram pra mim como um sussurro
Ouvi tua voz no meu silêncio
Me chamando cada dia mais pra ti

terça-feira, 2 de junho de 2009

PESQUISA - BIBLIOTECA ESCOLAR: espaço de promoção e incentivo à leitura (por Evandro Jair Duarte)

COMPARTILHO MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA COM HABILITAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)

DUARTE, Evandro Jair Duarte. Biblioteca escolar: espaço de promoção e incentivo à leitura. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007. Disponível em: < http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/000000000006/000006C4.pdf  >

RESUMO
O estudo trata da investigação das atuais formas de promoção e incentivo à leitura que ocorrem na biblioteca da Escola Básica Mâncio Costa (pública municipal) e da Escola Sarapiquá (particular), situadas na cidade de Florianópolis-SC. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Foram feitas seis entrevistas com bibliotecárias, professoras e orientadoras de ambas instituições de ensino. Identifica as práticas utilizadas para a promoção da leitura no espaço escolar e ,especialmente, na biblioteca escolar. Informa acerca da parceria entre o bibliotecário e o corpo docente que trabalham para a formação do aluno leitor. Verifica a participação da biblioteca escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Informa sobre os recursos e os materiais utilizados para o desenvolvimento das ações para a promoção da leitura. Os resultados obtidos demonstram o bibliotecário e os professores em parceria na prática de atividades para a formação do aluno leitor e como a leitura está inserida no cotidiano da escola. O estudo contribui para o crescimento de pesquisas na área da biblioteca escolar, trazendo visibilidade ao bibliotecário e ao trabalho ativo e participante que realiza na promoção e incentivo à leitura e no processo ensino-aprendizagem.



Palavras-chave: Biblioteca escolar. Promoção da leitura. Incentivo à leitura. Formação de leitores. Aluno leitor.



SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR
2.2 PROMOÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA



3 METODOLOGIA
4 CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS
4.1 ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL MÂNCIO COSTA
4.2 ESCOLA SARAPIQUÁ



5 PROMOÇÃO DA LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR
5.1 A LEITURA NO COTIDIANO DOS ALUNOS
5.2 AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA A PROMOÇÃO E INCENTIVO À LEITURA
5.3 O BIBLIOTECÁRIO E O CORPO DOCENTE: UNIDOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR
5.4 A BIBLIOTECA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
5.5 A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS
5.5.1 Aquisição
5.5.2 Materiais e/ou recursos pedagógicos utilizados



6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A – Roteiro para a realização das entrevistas
APÊNDICE B – Roteiro para a realização das entrevistas

DIVULGAÇÃO - Encontro com Autor Paulino Júnior na Biblioteca Pública de Santa Catarina

Hoje é dia 16 de maio de 2017 e às 19h estarei Coordenando o Nono Encontro da Oficina Literária Boca de Leão no Auditório da Biblioteca Públ...