terça-feira, 2 de junho de 2009

PESQUISA - BIBLIOTECA ESCOLAR: espaço de promoção e incentivo à leitura (por Evandro Jair Duarte)

COMPARTILHO MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA COM HABILITAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)

DUARTE, Evandro Jair Duarte. Biblioteca escolar: espaço de promoção e incentivo à leitura. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007. Disponível em: < http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/000000000006/000006C4.pdf  >

RESUMO
O estudo trata da investigação das atuais formas de promoção e incentivo à leitura que ocorrem na biblioteca da Escola Básica Mâncio Costa (pública municipal) e da Escola Sarapiquá (particular), situadas na cidade de Florianópolis-SC. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Foram feitas seis entrevistas com bibliotecárias, professoras e orientadoras de ambas instituições de ensino. Identifica as práticas utilizadas para a promoção da leitura no espaço escolar e ,especialmente, na biblioteca escolar. Informa acerca da parceria entre o bibliotecário e o corpo docente que trabalham para a formação do aluno leitor. Verifica a participação da biblioteca escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Informa sobre os recursos e os materiais utilizados para o desenvolvimento das ações para a promoção da leitura. Os resultados obtidos demonstram o bibliotecário e os professores em parceria na prática de atividades para a formação do aluno leitor e como a leitura está inserida no cotidiano da escola. O estudo contribui para o crescimento de pesquisas na área da biblioteca escolar, trazendo visibilidade ao bibliotecário e ao trabalho ativo e participante que realiza na promoção e incentivo à leitura e no processo ensino-aprendizagem.



Palavras-chave: Biblioteca escolar. Promoção da leitura. Incentivo à leitura. Formação de leitores. Aluno leitor.



SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR
2.2 PROMOÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA



3 METODOLOGIA
4 CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS
4.1 ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL MÂNCIO COSTA
4.2 ESCOLA SARAPIQUÁ



5 PROMOÇÃO DA LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR
5.1 A LEITURA NO COTIDIANO DOS ALUNOS
5.2 AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA A PROMOÇÃO E INCENTIVO À LEITURA
5.3 O BIBLIOTECÁRIO E O CORPO DOCENTE: UNIDOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR
5.4 A BIBLIOTECA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
5.5 A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS
5.5.1 Aquisição
5.5.2 Materiais e/ou recursos pedagógicos utilizados



6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A – Roteiro para a realização das entrevistas
APÊNDICE B – Roteiro para a realização das entrevistas

Um comentário:

  1. Olá... Por que você também não aproveita e disponibiliza o seu TCC no RABCI hein?

    http://rabci.org/rabci/

    Com certeza você também terá bastante visibilidade...

    Abraços.

    ResponderExcluir

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...