segunda-feira, 7 de março de 2016

DIVULGAÇÃO - OFICINA LITERÁRIA BOCA DE LEÃO (2016)

Um pouco da história da Oficina Literária Boca de Leão (OLBL)

Ela foi criada em 24 de julho de 2012 por Claudete Terezinha da Mata e recebeu o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para a sua realização. 

Esta foi uma ação voltada ao público em geral, para todos que desejam escrever textos criativos e literários e teve o propósito de promover a literatura para incentivar os participantes a escrever e revelar talentos. Foi um laboratório em que todos aprendiam e ensinavam na construção do conhecimento, de modo colaborativo também. 

Os participantes puderam ter 4 horas/aula mensais para ler e produzir contos. 

Como objetivos estavam: desenvolver a criatividade, utilizando recursos próprios de textos poéticos; despertar o gosto pelos contos; explorar as infinitas possibilidades sugeridas pelas palavras lidas e ouvidas, para o desenvolvimento da sensibilidade estética e desenvolver a habilidade de interpretar textos literários. 

Os encontros foram quinzenais, a partir do dia 24 de julho, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). 

Muitas histórias foram criadas e contadas em sessão de “contação de histórias” na biblioteca, em visitas guiadas e datas comemorativas; assim como, em escolas próximas.

projeto foi reapresentado à BPSC e FCC para receber a aprovação de sua continuidade, quem a partir de 2016 torna-se “Atividade Permanente” da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). Sendo coordenada e avaliada por funcionários da BPSC e FCC (se necessário). Os ministrantes poderão ser convidados pela instituição, mas a coordenação passa a ser de responsabilidade da BPSC.

Trata-se de uma ação que visa integrar a comunidade com a BPSC para promover o gosto pela escrita e pela leitura, tendo em vista que para escrever é preciso ler. Assim, a OLBL propõe ser uma atividade aberta ao público da comunidade na qual a BPSC está inserida. Para tanto, será necessária a inscrição no projeto, visto que para se ter qualidade é preciso ter um número que a coordenação possa controlar os processos criativos.

Os encontros serão quinzenais e acontecerão no auditório da BPSC, às terças-feiras das 19h às 21h; um encontro especial acontecerá com datas previamente marcadas para trazer autores e booktubers (parceiros promotores do livro e da leitura), eles serão convidados para conversar com os participantes e incentivá-los a ler e escrever. 

Como produto final os membros participantes da OLBL produzirão um único conto com cessão de direitos autorais para a FCC, que poderá solicitar à Biblioteca Nacional a publicação de um e-book com o material resultante da compilação de um conto por participante na OLBL (2016). Assim, teremos uma construção conjunta de um livro digital a ser colocado em espaço aberto para download gratuito. O site da BPSC será o hospedeiro do link do e-book.       
  
Em 2016, a Oficina terá 16 encontros para o desenvolvimento da escrita criativa e a produção de contos. 

A ação é gratuita e aberta à comunidade catarinense, voltada ao público com idade a partir de 18 anos.
Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da BPSC (clicando aqui) e enviar por e-mail para o endereço evandroduarte@fcc.sc.gov.br até o dia 29 de março. 

Será entregue certificado de participação aos que tiverem o mínimo de 75% de frequência. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3665-6422. 

Serviço:
O quê: Oficina Literária Boca de Leão
Quando: aulas às terças-feiras, das 19h às 21h, a partir de 29 de março
Onde: Biblioteca Pública de Santa Catarina - Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis (SC).
Inscrições: preencher o formulário e enviar para evandroduarte@fcc.sc.gov.br
Mais informações: (48) 3665-6422. 
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGANDO : Criei um Canal no YouTube

Pessoal!  Criei um canal no Youtube para conversarmos sobre LEITURA e também sobre BIBLIOTERAPIA. Vamos conversar? Link: Leitura ...