Prezados colegas,
convido-os a leitura de um tema super atual e necessário para quem trabalha com o público e com a informação, que é a Competência em Informação e a Dimensão Estética desta competência.
Este é o resumo de minha dissertação:
Objetivei descrever a Dimensão Estética da Competência em
Informação apresentada nas vivências profissionais dos
bibliotecários da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Como
forma de atingir este objetivo, pretendi registrar as vivências
profissionais dos bibliotecários da Biblioteca Pública de Santa
Catarina, assim como perceber na fala dos bibliotecários a
compreensão sobre Competência em Informação e investigar na
fala dos bibliotecários a interpretação acerca da Dimensão
Estética da Competência em Informação. Esta foi uma pesquisa
de abordagem qualitativa e fenomenológica do tipo bibliográfico
e descritivo. Busquei nos bibliotecários as experiências de vida
para descrever a Dimensão Estética da Competência em
Informação, o que caracteriza este trabalho como um Estudo de
Caso, com oito participantes. Como técnica utilizada para a coleta
de dados eu utilizei a entrevista com aplicação de questionário de
caracterização e o uso de um roteiro com sete perguntas
semiestruturadas para permitir a expressão dos entrevistados
sobre as vivências e percepções. Utilizei um diário de campo com
registros eletrônicos para anotar impressões obtidas no momento
do processo de entrevista. Os dados foram analisados com a
aplicação da análise de conteúdo, por meio de categorização dos
resultados. Este tipo de análise é qualitativo e permite a inserção
da fenomenologia e estética quando aborda a pessoa em seu local
de trabalho na busca por compreensão de mundo partindo das
falas de pessoas, a sua subjetividade surge para contribuir com os
objetivos que são voltados para a compreensão e interpretação
acerca das próprias vivências. Como resultados, consegui
registrar as vivências dos profissionais e realizei a atividade de
perceber nas falas qual a compreensão sobre Competência em
Informação que em comparação com a literatura da área tem certa
relação com as definições e conceitos das publicações, no
entanto, apesar de construírem uma conceituação eu percebi a
dificuldade dos bibliotecários em compreender o que é
Competência em Informação. De igual forma para a interpretação
acerca da Dimensão Estética da Competência em Informação,
eles percebem em suas experiências aspectos intrínsecos à
Estética, como percepção, sensibilidade e criatividade, mas os
reconhecem como sendo uma dimensão estética no agir
profissional. Finalizei com a percepção de que os bibliotecários
reconhecem o bem coletivo como algo estético e a orientação dos
interagentes como a dimensão estética da Competência em
Informação, assim como a adaptação de conteúdos para a
compreensão daqueles que usam informação para tomada de
decisão. Esse foi um trabalho fenomenológico em que nem tudo
fica dito com clareza necessitando a percepção do pesquisador
para interpretar algumas falas, é um jogo filosófico em que o
evidente tem o seu reverso, aquilo que ficou invisível. Assim,
lembro o que diz a raposa de O Pequeno Príncipe: O essencial é
invisível aos olhos.
PALAVRAS-CHAVE: 1. Competência em Informação. 2.
Dimensão Estética da Competência Informacional. 3. Biblioteca
Pública de Santa Catarina. 4. Pesquisa fenomenológica. 5.
Bibliotecários.
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